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Agilidade emocional: como cultivá-la?

Publicado originalmente em forbes.com

Construir uma cultura positiva começa com a sua liderança. Quando os líderes mostram agilidade emocional, a equipe vai acompanhá-lo. Essa agilidade constrói uma organização mais resiliente e com foco em resultados.

Então, como os líderes podem promover a agilidade emocional em suas empresas? É necessário construir mentalidades ágeis em suas práticas de trabalho. Aqui estão algumas dicas para começar a promover essa nova mentalidade:

Lidere pelo exemplo

Os líderes definem a atmosfera da organização. Seus gerentes precisam mostrar como é a agilidade emocional. Liderar pelo exemplo nem sempre é fácil, especialmente quando há emoções envolvidas. No entanto, quando seus líderes adotam conscientemente uma mentalidade positiva e adaptável, o mesmo ocorre com seus funcionários.

Para demonstrar agilidade emocional, os líderes precisam aprender com seus erros, gerenciar emoções negativas e evitar insistir nos problemas. Seja transparente com seus funcionários quando estiver se sentindo frustrado, para que eles vejam como você supera o desafio. Dar o exemplo ajudará sua equipe a se mover para uma posição mais positiva.

Cultive a cultura do erro

Se sua organização pune erros, seus funcionários estarão mais propensos a temer seus erros. Esse medo é uma barreira para a agilidade emocional e o bem-estar geral. Em uma cultura punitiva, as equipes pisam em ovos para evitar cometer erros. E essa mentalidade limitadora impede a tomada de riscos e a criatividade.

Os líderes podem repensar os erros como oportunidades de aprendizagem para estimular a resiliência e o otimismo.

Capacite suas equipes para fazer melhor da próxima vez. Quando os funcionários superam seus erros, toda a sua organização segue em frente. Enquadrar os erros de uma maneira mais positiva também criará confiança nas equipes.

Incentive o equilíbrio entre vida pessoal e profissional


Funcionários exaustos lutarão para manter atitudes positivas. Se seus funcionários estão hesitantes em se desligar no final do dia, é hora de fazer uma mudança. Dê uma olhada na cultura e repense a maneira como você está se comunicando com sua equipe.

Quando sua equipe pode descansar e se recarregar, eles se se tornam capazes de enfrentar os desafios do trabalho. Os líderes podem cultivar uma organização mais resiliente e ágil, incentivando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Insista para que os funcionários tirem férias e se desliguem do trabalho fora do horário comercial.

Obviamente, os líderes precisam tirar dias de férias e definir limites também. É menos provável que seus funcionários mantenham os limites da vida profissional quando virem o chefe enviando e-mails tarde da noite.

Contrate as pessoas certas

Os líderes podem aprimorar a cultura avaliando personalidades e comportamentos durante o processo de contratação. Incluir funcionários nessas entrevistas também pode ajudar a determinar quem seria uma adição positiva à equipe.

Observe como os contratados em potencial interagem com a equipe existente e ouça sua intuição. Você saberá com quem deseja trabalhar todos os dias.

Promova conversas abertas

A confiança é um fator essencial na construção da agilidade emocional. Quando os funcionários não podem ser francos sobre suas dificuldades, eles não conseguirão crescer. Eles podem viver suas frustrações isoladamente e permitir que pequenos problemas de trabalho tomem conta de seus pensamentos.

Incentive os líderes de sua empresa a ter conversas abertas e sem julgamento com os membros de sua equipe, de preferência um a um. Esses check-ins dão aos funcionários a oportunidade de falar sobre quaisquer problemas que possam estar enfrentando. Os líderes podem moldar a mentalidade e recompensar a transparência com incentivo.

Atenha-se aos Seus Valores

A maioria das organizações possui um conjunto de valores que orientam suas práticas cotidianas. Mas não é suficiente dizer “Trate os outros com respeito” ou “Faça escolhas éticas”. Os líderes precisam agir de acordo com eles. Se os funcionários virem os líderes repreender seus subordinados ou aprovar iniciativas da empresa que prejudicam a comunidade, eles saberão que os valores da sua empresa são só de fachada.

Ao invés disso, se esforce para viver de acordo com os valores que sua empresa defende. Valores como confiança, aprendizado e positividade promovem agilidade emocional. Agir de acordo com esses princípios criará um ambiente de maior apoio para seus funcionários.

Ofereça oportunidades de aprendizagem

Você não quer que as equipes permaneçam estagnadas. Cultivar a agilidade emocional envolve repensar os erros e fornecer feedback positivo. Oportunidades de aprendizagem contínua podem transformar essas práticas em habilidades para a vida toda, desenvolvendo futuros líderes no processo.

Essas oportunidades de aprendizagem podem incluir treinamento em agilidade emocional, inclusive. No entanto, cursos sobre dar e receber críticas construtivas, controlar o estresse e cultivar a positividade também podem ser úteis. A chave é capacitar seus líderes e funcionários para que se comprometam com si próprios e com seus colegas. Isso criará uma organização mais favorável.

No local de trabalho atual, a mentalidade é tão importante quanto as habilidades. Quando sua equipe é capaz de se recuperar dos erros e manter a positividade, toda a sua empresa se beneficia. Como líder, é sua função demonstrar e estimular a agilidade emocional. Essa é a chave para uma força de trabalho feliz e de alto desempenho.

Fonte: forbes.com