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Estratégias colaborativas de aprendizagem

Classicamente as metodologias de ensino são verticais e centralizadas na figura do professor como detentor do conhecimento. Embora sejam estratégias que funcionem, pode não ser uma das melhores no ensino de adultos. A horizontalidade e a igualdade nos saberes são pontos chave para que aprendizes possam se sentir em um ambiente no qual tenham a contribuir de maneira significativa. Assim, a coletividade contribui para processos de aprendizagem através das trocas, interações e colaborações, que se mostram eficientes em alavancar o processo de aquisição e conexão dos conhecimentos. No post do blog de hoje, exploraremos algumas dessas estratégias, destacando a importância de Grupos de Estudo na formação acadêmica e profissional.

O que é aprendizagem colaborativa?

A aprendizagem colaborativa, como o próprio nome sugere, trata de uma nova metodologia de ensino que coloca o aluno em um papel mais ativo dentro da sala de aula. E, como sabemos, os métodos ativos são tendências muito presentes na Educação 4.0 e 5.0.

Em resposta, claro, às mudanças tecnológicas, de inovação e atuação dos indivíduos no meio. De acordo com especialistas, como o Hiltz, o conhecimento é um produto social. Isso quer dizer que, naturalmente, as interações sociais e colaborativas podem facilitar o processo de aprendizado.

Na prática da aprendizagem colaborativa, o aluno interage socialmente com os demais, para trabalharem em conjunto com uma finalidade em comum. Diferente do modelo tradicional, o professor deixa de ser o único agente do conhecimento e passa a ser um guia e orientador da aprendizagem.

Mas, para isso, é preciso desenvolver estratégias, atividades e práticas que forneçam mais autonomia para o aluno. Permitam, portanto, maior interação, participação e, principalmente, colaboração no ambiente escolar.

A aprendizagem colaborativa tende a ser, portanto, mais dinâmica e democrática. Afinal, as trocas acontecem de maneira rápida, natural das gerações atuais, menos monótona, pois o estudante tem um papel ativo. E, claro, democrática, pois respeita as diferenças de aprendizado de cada aluno.

Afinal, se ele pode colaborar, também consegue imprimir o seu próprio ritmo, preferências, talentos e respeitar suas necessidades durante o processo educacional. Essa multiplicidade permite que todos cresçam e se desenvolvam de maneira colaborativa. Não apenas entre os alunos, mas também com as trocas mais orgânicas e frequentes entre eles e os educadores.

Qual a importância da aprendizagem colaborativa?

aprendizagem colaborativa é uma importante ferramenta metodológica para a educação, pois incentiva diversas habilidades cognitivas e sociais dos alunos. 

Segundo os especialistas Torres e Irala, quando acontece uma interação entre os alunos de maneira colaborativa, como na resolução de um problema sugerido pelo mediador, cada pessoa trará em sua bagagem seus próprios esquemas de pensamento e seus pontos de vista sobre um determinado assunto. 

Na aprendizagem colaborativa, esses diferentes esquemas de pensamento são fundamentais para que o processo de aprendizagem ocorra. Ao comunicar perspectivas distintas, os alunos poderão dialogar e negociar sobre o melhor caminho a seguir. Nesse processo, são gerados novos conhecimentos e significados por meio de uma atividade compartilhada

A aprendizagem colaborativa também pode ser uma importante ferramenta para fomentar e aprimorar as competências socioemocionais dos alunos. 

A Teoria do Big Five (ou “Cinco Grandes Fatores de Personalidade”) diz que existem cinco grandes competências socioemocionais que podem ser desenvolvidas em um ambiente educacional: 

  1. Abertura a novas experiências;
  2. Engajamento com outras pessoas;
  3. Amabilidade;
  4. Consciência e autogestão;
  5. Estabilidade emocional.

Por meio da sugestão de atividades realizadas coletivamente, a aprendizagem colaborativa pode ajudar os alunos a melhorar suas competências socioemocionais. Por exemplo, ao propor uma atividade para ser realizada em grupo, o professor está incentivando os alunos a cultivar relações interpessoais.

Além de tudo, a aprendizagem colaborativa pode fomentar o surgimento de relações sociais mais saudáveis entre as pessoas. 

Quando os alunos aprendem a trabalhar em colaboração dentro ou fora da sala de aula, eles também desenvolvem importantes habilidades para a vida em sociedade. Ao entrar em contato com pontos de vista diferentes, os alunos desenvolvem também a escuta ativa e o diálogo. 

Quais são as características da aprendizagem colaborativa?

Vamos descobrir quais as principais características da aprendizagem colaborativa?

Em artigo publicado na revista acadêmica estadunidense “Change”, a especialista Roberta Matthews e outros autores elencam as seguintes características da aprendizagem colaborativa:

  1. Aprendizagem ativa: aprender de maneira ativa é muito mais efetivo que apenas receber de forma passiva o conteúdo;
  2. Colaboração e cooperação: aprender e ensinar são práticas compartilhadas entre professores e alunos;
  3. Mediação do professor: o professor atua como um facilitador e um mediador da aprendizagem;
  4. Desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais: ao participar de atividades em grupos, os alunos ganham habilidades de pensamento mais elaboradas, aumentando também as capacidades individuais de uso do conhecimento;
  5. Responsabilidade: a responsabilidade pela aprendizagem em grupo e de maneira individual melhora o desenvolvimento intelectual do aluno;
  6. Auto-conhecimento: Ao articular ideias e debater com os colegas, o aluno aumenta sua habilidade para refletir sobre sua própria aprendizagem;
  7. Valorização do diálogo: A construção do consenso faz parte das habilidades sociais desenvolvidas pelo trabalho em equipe;
  8. Sentimento de pertencimento: A aprendizagem colaborativa aumenta o sentimento de pertencimento do aluno a um grupo e a uma instituição, sendo importante ferramenta para retenção e engajamento;
  9. Diversidade: Valorização da pluralidade de ideias e pontos de vista.

Quais são os benefícios da aprendizagem colaborativa?

Um dos maiores benefícios da aprendizagem colaborativa é o aumento da diversidade das trocas. Com isso todos os agentes do aprendizado, alunos, professores e demais profissionais da educação, evoluem juntos.

Auxiliando, portanto, no desenvolvimento de novas competências, pensamento crítico e  poder de argumentação. Além, é claro, de normalizar as diversidades de opiniões, gostos e comportamentos.

Esse conjunto é fundamental não apenas para preparar o aluno para o mundo real, mas para que ele também consiga desempenhar um papel de agente da mudança. Impactando positivamente no meio em que vive, nas suas próprias relações e na obtenção de novos conhecimentos no decorrer da vida. Veja abaixo mais algumas vantagens da aprendizagem colaborativa:

  • Melhora  relacionamento e a comunicação;
  • Auxilia na capacidade de trabalhar em equipe;
  • O protagonismo da aprendizagem colaborativa e o reconhecimento da capacidade do aluno em aprender também são fatores positivos para a autoestima dos estudantes;
  • Aumenta o engajamento e a sensação de pertencimento;
  • Melhora a retenção do conhecimento, colocando a prática como mais relevante que a memorização do conteúdo;
  • Facilita o aprendizado;
  • Valoriza as experiências e vivências de cada um e incentiva que os alunos tragam elas para dentro da sala de aula.

Como estimular ou desenvolver a aprendizagem colaborativa em sala de aula

A aprendizagem colaborativa não é um molde pronto para ser implementado na sala de aula. Ela precisa ser estimulada e construída conforme as necessidades e possibilidades da instituição. É importante compreender, antes de qualquer implementação, que a ideia de colaboração não está ligada ao descontrole dos alunos, confusão ou falta de limitadores. Muito pelo contrário, o professor ainda atua como orientador e mediador do conhecimento

As atividades, ações e estratégias da aprendizagem colaborativa serão definidas e colocadas em prática pela escola. Essa metodologia, portanto, auxilia na percepção de limites e respeito. Posto isso, vamos a algumas técnicas que podem te ajudar a estimular ou desenvolver a aprendizagem colaborativa na sala de aula?

1. Sala de aula invertida

sala de aula invertida também faz parte dos métodos ativos de aprendizagem. Nela o professor antecipa uma etapa, normalmente atividades práticas, explicação, ou exercícios, para que o aluno faça em casa, antes da aula.

Dessa forma temos um ensino híbrido, que mescla o online e o presencial. O intuito, assim como na aprendizagem colaborativa, é fornecer mais autonomia na busca pelo conhecimento. Auxiliando no senso investigativo e proativo do aluno.

2. Grupos de Estudo

Debates, trabalho em grupo e dinâmicas são estratégias fundamentais para desenvolver a aprendizagem colaborativa. Afinal, criamos cenários férteis para a exposição de opiniões diferentes, a argumentação, ponderamento e aceitação da diversidade de pontos de vista.

Nessas atividades o professor atua apenas como moderador, permitindo que os alunos, em grupo, tenham liberdade de posicionamento.

3. Desenvolver uma sala de aula interativa

A ideia de sala de aula interativa se mistura com a colaborativa. Afinal, as duas incentivam a participação do aluno durante o processo de aprendizagem. Na primeira, a interatividade do aluno não ocorre apenas nas relações, mas também com as ferramentas digitais na educação.

Nesse caso, estamos estimulando também a autonomia e a proatividade. Além, é claro, do senso investigativo.

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Textos em: https://educadordofuturo.com.br/educacao/aprendizagem-colaborativa/ e https://blog.saraivaeducacao.com.br/aprendizagem-colaborativa/