9 perguntas para descobrir o que te motiva no trabalho

Publicado originalmente em: truity.com

Descobrir o que o motiva no trabalho pode mudar completamente a quantidade de alegria e satisfação que você encontra em sua carreira. A satisfação no trabalho pode te tornar uma pessoa mais feliz e um colega melhor, reduzir o estresse e impactar positivamente no seu bem-estar geral.

É lamentável porque muitas pessoas passam a maior parte de suas vidas ressentindo-se com o trabalho que não gostam. No entanto, a realização na carreira é um dos principais objetivos das pessoas, hoje mais do que nunca.

É importante encontrar significado em nosso trabalho, na medida do possível. E se o seu trabalho fornecesse mais do que apenas um salário? Descobrir um senso de propósito no trabalho contribui para melhorar a saúde mental. Quando os funcionários, em qualquer nível, dizem que seu trabalho cumpre seu propósito, os resultados de trabalho e vida que eles relatam são de duas a cinco vezes maiores do que os relatados por seus colegas insatisfeitos.

9 perguntas esclarecedoras para ajudar a identificar o que o motiva no trabalho

Trabalho significativo e satisfação no trabalho estão ligados. As pessoas que acham seu trabalho mais significativo são menos propensas a faltar ao trabalho do que as pessoas que apenas relataram estar satisfeitas com seus empregos. O trabalho significativo também pode estar correlacionado com a satisfação com a vida e menos depressão.

Usar o Eneagrama para identificar suas motivações pode te ajudar a avaliar sua carreira, fazer as mudanças necessárias e criar alinhamento. Listamos nove perguntas que investigam as principais motivações de cada tipo de personalidade. Identificar com qual pergunta você mais se identifica pode te dar uma base para estabelecer suas metas de carreira. Levar em consideração os motivos inerentes à sua personalidade pode te ajudar a avaliar quais tipos de papeis complementam seu tipo.

Pergunta 1: Você se desenvolve quando tem liberdade para aperfeiçoar, corrigir e melhorar resultados ou sistemas?

Os eneatipos 1 querem realizar tarefas da melhor maneira possível. Eles são motivados pelo desejo de serem bons e têm um olho afiado para os detalhes. se concentram. Se concentram naturalmente em melhorar a qualidade com a capacidade de estruturar, organizar e priorizar o esforço de forma eficiente.

Pergunta 2: O trabalho é mais gratificante quando você tem liberdade para apoiar, dar e construir conexões emocionais?

Os tipos Dois desejam sentir-se profundamente apreciados. E isso se traduz em seu trabalho por meio da generosidade, do desejo de servirem os outros e construção de relacionamentos. Dois se destacam em posições em que podem usar sua disposição calorosa e generosa para apoiar, cuidar e responder às necessidades centradas nas pessoas.

Pergunta 3: Você se sente apaixonado pelo trabalho quando tem liberdade para alcançar e experimentar o sucesso?

O eneatipo Três do Eneagrama anseia por admiração e valoriza muito as realizações. Esse tipo precisa de oportunidades para exercitar a ambição e a motivação para produzir resultados positivos. Eles querem objetivos claramente definidos para perseguir e conquistar. Eles gostam de trabalhar duro para atingir um objetivo e são capazes de se adaptar a vários cenários.

Pergunta 4: O trabalho é mais agradável quando você tem liberdade para expressar individualidade e criatividade?

O Tipo Quatro do Eneagrama deseja ser único. Quatros gostam de compartilhar ideias autênticas para desafiar os outros em direção à mudança. Eles são altamente sintonizados com as emoções e usam essa consciência para aumentar a vulnerabilidade entre os pares. Esse tipo é criativo e permanece aberto a novas maneiras de fazer as coisas.

Pergunta 5: Você ama ter liberdade para investigar, desenvolver e compartilhar novas ideias?

Os Tipo Cinco do Eneagrama são pessoas curiosas, motivadas por um forte desejo de serem competentes, conhecedoras e inventivas. Cincos podem classificar dados, tirar conclusões e ajudar a resolver problemas complexos. Eles ficam felizes em explorar ideias e se tornar especialistas em áreas específicas.

Pergunta 6: Você sente um profundo senso de lealdade quando tem liberdade para ajudar a fornecer estabilidade e segurança à organização?

Eneatipos Seis são motivados por um desejo de segurança. Seis são pessoas altamente dedicadas, comprometidas com seus valores e carregam um profundo senso de dever. Para evitar problemas ou contratempos, eles agem para minimizar ameaças, preparar e coletar informações para ajudar a tomar as melhores decisões possíveis. Eles adicionam estabilidade a uma equipe e gostam de ser um consultores confiáveis.

Pergunta 7: O seu entusiasmo aumenta quando tem liberdade para ter novas experiências e interagir com as pessoas?

Tipos Sete querem viver sem restrições e permanecerem abertos a novas possibilidades. Eles se desenvolvem em ambientes otimistas e se tornam enérgicos ao compartilhar uma visão ou debater novas possibilidades. Esse tipo adora estar perto de pessoas e ser espontâneo.

Pergunta 8: Você se destaca quando tem liberdade para liderar, desafiar ideias e tomar decisões?

Os eneatipos Oito são protetores por natureza e usarão sua liderança para lutar contra a injustiça. Eles são independentes, assertivos e preferem assumir o comando. Esse tipo gosta de se mover em ritmo acelerado e se concentrar em soluções que resolvam problemas rapidamente. Oitos se concentram em impulsionar a mudança e fazer as coisas.

Pergunta 9: É satisfatório quando você tem liberdade para ajudar a mediar conflitos, resolver problemas e criar paz?

Os tipos Nove desejam paz e estar em ambientes livres de conflito, apoiando uns aos outros e harmoniosos. Noves são pacientes, calmos e capazes de entender múltiplas perspectivas. Eles têm o dom de fazer os outros se sentirem vistos, ouvidos e aceitos. Esse tipo prospera ao unir grupos de pessoas e se conectar com outras.

Busque o que te conecta ao seu trabalho

Experimentar fadiga, desengajamento ou tédio em sua carreira é profundamente influenciado por sua conexão com o que o motiva no trabalho.

Mesmo que realize o seu trabalho com excelência, se isso não ressoar com seu “eu” interior, é mais do que provável que seu trabalho não seja satisfatório. Essa desconexão contribui significativamente para que qualquer pessoa se sinta desmotivada e sem inspiração.

Descobrir o que te motiva no trabalho requer mais do que definir metas financeiras, avaliar suas habilidades ou acreditar na visão de uma organização. Embora todos esses fatores sejam importantes. Identificar as motivações associadas à sua personalidade é vital para experimentar satisfação e realização profissional.

Mais 6 dicas para descobrir o que te motiva no trabalho:

Comece a considerar que seu trabalho é uma oportunidade de fazer o que é gratificante para você e ajudar os outros;
Estude as principais motivações do seu tipo de Eneagrama;
Faça o Teste de Personalidade do Eneagrama;
Avalie se a sua energia aumenta com as pessoas ou por estar sozinho;
Descubra se a visão e os valores da organização de seu empregador atual ou potencial se alinham com seus valores.

Fonte: truity.com


Conheça o curso Eneagrama Voltado para Resultados Organizacionais clicando aqui!