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5 Tendências para Educação em 2022

Publicado originalmente em hospitalityinsights.ehl.edu

A sociedade e o mundo do trabalho continuam evoluindo e mudando com o crescimento da tecnologia e o início da Quarta Revolução Industrial. Essa revolução teve um tremendo impacto na esfera educacional, levando a uma série de tendências no mundo da educação. 

Para que os educadores consigam engajar seus alunos, eles devem conhecer essas mudanças e os principais fatores que afetam o aprendizado em sala de aula. A compreensão dessas tendências pode ajudá-los a criar ambientes de aprendizado mais eficazes.

Aqui estão cinco das tendências mais importantes para os professores conhecerem e se prepararem para o futuro:

1. Tendências tecnológicas no ensino e aprendizagem

A explosão da tecnologia nas últimas duas décadas não deixou o setor educacional para trás. Os computadores e a internet mudaram a forma como os alunos podem acessar não apenas as informações, mas até mesmo as aulas. 

O avanço da tecnologia significa que surgiram meios de comunicação e ferramentas de apoio à aprendizagem para ajudar os alunos a receber uma educação de alta qualidade através da Internet.

Essa tendência apresenta uma série de vantagens e desvantagens para professores e instituições que desejam continuar oferecendo a seus alunos a educação rigorosa de que precisam.

Por exemplo: a tecnologia pode não atrapalhar no ensino de habilidades sociais. Os alunos podem perder oportunidades de se envolver com seus colegas como faziam na sala de aula tradicional, quando se reuniam em grupos e treinavam habilidades de liderança e trabalho em equipe.

Os professores também podem forçar os professores a buscar outras maneiras de ensinar. Pode ser um desafio pra eles garantir que os alunos permaneçam envolvidos mesmo quando não puderem ver o instrutor pessoalmente.

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Felizmente, a tecnologia também oferece muitas oportunidades para instrutores e suas instituições. Muitos professores percebem imediatamente a maior flexibilidade que podem oferecer em seu cronograma de aprendizado. As plataformas podem oferecer oportunidades para os alunos assistirem a palestras ao vivo ou versões gravadas posteriormente. 

A natureza on-line desses cursos também ampliar as ofertas de estilos diferentes de aprendizagem. Os alunos podem receber recursos e desafios de aprendizado adicionais para incentivá-los a aprofundar o material sem interromper o fluxo de aula.

Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem também podem facilitar para os professores acompanhar como seus alunos progridem ao longo do curso. Eles podem ver como seus alunos se envolveram com as aulas transmitidas e gravadas, portanto, eles têm um sistema de rastreamento mais eficiente que lhes permite fornecer treinamento mais oportuno, conforme necessário.

2. Treinamento de soft skills: uma grande tendência no ensino superior

De acordo com o relatório Future of Jobs , algumas das habilidades mais importantes no local de trabalho são pensamento crítico, resolução de problemas, gestão de pessoas e criatividade. Os empregadores querem profissionais que entendam como tomar decisões difíceis e mostrar suas habilidades de liderança.

Para preparar os alunos para suas futuras carreiras, as escolas devem ter o treinamento para ajudar os alunos a cultivar e melhorar nessas habilidades.

No entanto, a tendência simultânea para o aprendizado online torna isso um desafio para muitos professores. Esses educadores precisarão encontrar uma maneira de equilibrar o tempo de tela de suas aulas com a importância de incentivar os alunos a trabalharem juntos pessoalmente para estimular o desenvolvimento de habilidades sociais.

As instituições que descobrirem fórmulas de qualidade para estimular o desenvolvimento dessas habilidades, no entanto, perceberão que essa tendência oferece várias oportunidades de crescimento. Essas instituições encontrarão uma vantagem competitiva no ensino superior. Seus alunos serão mais empregáveis, o que melhorará suas taxas de sucesso de ex-alunos, criando um círculo virtuoso à medida que os futuros alunos procuram escolas com altas taxas de estudantes que são bem sucedidos profissionalmente.

3. Tendência estudantil: diminuição do tempo de atenção

À medida que a prevalência da tecnologia cresceu, a atenção também mudou para os alunos. Um estudo conduzido pela Microsoft analisou os períodos de atenção em geral entre 2000, que foi o início da revolução móvel, e 2015. Eles descobriram que os períodos de atenção diminuíram em incríveis 4 segundos – de 12 segundos para 8. Essa queda foi em grande parte culpada pela natureza da tecnologia e pelo estímulo constante que ela oferece aos espectadores.  

As mudanças na atenção também podem ser usadas como uma excelente maneira de diferenciar as diferentes gerações. Os millennials, por exemplo, que cresceram em grande parte com essa tecnologia na ponta dos dedos, têm características distintas da geração X e dos boomers que vieram antes deles.

Os Millennials relatam que, quando o conteúdo é altamente envolvente, eles têm o potencial de prestar atenção por períodos mais longos do que as gerações passadas. No entanto, quando esse conteúdo não os envolve, eles “desligam” facilmente. 

Para prender a atenção dos Millennials, o conteúdo apresentado a eles deve ter excelentes recursos visuais e diálogos, além de um enredo interessante que prenda sua atenção. Este grupo mais jovem se preocupa mais com a narrativa e a natureza visual do conteúdo que lhes interessa do que outras faixas etárias.

Essa diferença de atenção também pode ser observada no comportamento dos Millennials em relação a outras faixas etárias. Entre os jovens adultos, 77% relatam que pegam um telefone quando não têm mais nada para ocupar sua atenção. Para aqueles com mais de 65 anos, no entanto, apenas 10% relatam o mesmo.  

Foco nos recursos visuais

Essa mudança nas tendências de atenção também tem um tremendo impacto em como os instrutores montam suas aulas e mantêm os alunos envolvidos com o material. Os professores precisam encontrar maneiras de projetar aulas que chamem a atenção de seus alunos, muitos dos quais se enquadram nessa geração do milênio, e adaptar o método e o ritmo de entrega do curso. O design do curso precisará lembrar a importância de uma narrativa e recursos visuais fortes.

No entanto, não se esqueça de que, quando os alunos têm à sua frente material altamente visual e envolvente, eles têm um excelente potencial para prestar atenção. Esses estudantes modernos querem ser desafiados e valorizam a interação. 

4. Aprendizado x Ensino

À medida que a tecnologia cresceu, também mudou a forma como os professores se relacionam com seus alunos e suas salas de aula. Com uma riqueza de informações na ponta dos dedos, os alunos hoje têm as ferramentas necessárias para descobrir uma enorme quantidade de fatos e conhecimentos de forma independente. 

Nesse ambiente, muitos alunos valorizam menos o método de entrega de cima para baixo. Os professores agora cumprem o papel de facilitador. Seu trabalho evoluiu lentamente para uma posição em que eles ajudam os alunos a entender como aprender, gostar de aprender e como descobrir e entender as informações que encontram.

Isso pode ser desafiador para os professores, que devem trabalhar suas próprias habilidades sociais de liderança e resolução de problemas. Eles devem aprender a promover conversas e criar um ambiente que valorize o trabalho em equipe.

Os melhores professores serão aqueles que ajudam os alunos a se apropriarem de sua aprendizagem.

À medida que os professores se envolvem mais no processo de aprendizagem dos alunos, eles também se encontram em posição de receber feedback imediato sobre a eficácia do seu ensino. Sua capacidade de alimentar e facilitar essas habilidades em sua sala de aula se tornará óbvia rapidamente à medida que a classe avança no material.

Os professores que se concentram mais no desenvolvimento do aluno do que simplesmente na entrega de conhecimento vão achar esse novo modelo intensamente recompensador.

5. Aprendizagem ao longo da vida

Cada revolução industrial mudou a natureza do trabalho e dos empregos de maneiras surpreendentes. A atual pode impactar até 50% dos empregos , pois o progresso tecnológico leva a mudanças na forma como as pessoas realizam seu trabalho. Os profissionais que desejam permanecer relevantes precisarão se requalificar constantemente. A educação que obtiveram na primeira metade de sua carreira profissional não será suficiente para o resto de suas vidas profissionais.  

A obtenção de um diploma deve ser seguida de aprendizado contínuo. Isso exige que as instituições criem uma mentalidade de autodesenvolvimento em seus alunos, bem como em seus professores e funcionários. 

As salas de aula devem criar oportunidades para ensinar habilidades de autoaprendizagem para que os alunos possam continuar a aprender e se envolver em seus campos escolhidos.

As escolas que aprendem a dominar essas habilidades, no entanto, têm a chance de permanecer conectadas com seus ex-alunos ao longo de suas carreiras. Eles podem oferecer cursos de aprendizado contínuo que manterão seus ex-alunos envolvidos com o novo desenvolvimento em seus campus e garantirão que eles voltem à escola para obter o apoio e a educação de que precisam.


Fonte: hospitalityinsights.ehl.edu


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