fbpx
Por que tantas pessoas gostam de filmes de terror?

Seis razões pelas quais amamos ter medo
A adrenalina do medo é apenas uma pequena parte do apelo do horror.

Publicado originalmente em health.com

Filmes de terror são assustadores. Eles são nojentos. Eles fazem você pensar sobre a morte e temer por sua vida. E ainda, para muitos de nós, são uma delícia de assistir e a melhor maneira de passar uma noite de sexta-feira, especialmente em outubro, mês do Halloween.

Veja, por exemplo, o filme “It – A Coisa”, a adaptação de 2017 do romance de Stephen King, como prova: o filme arrecadou mais de $ 700 milhões de bilheteria em todo o mundo. Em outras palavras, os espectadores correram para os cinemas voluntariamente para ver um palhaço assassino aterrorizar um bando de crianças.

Por que tantos de nós adoramos e até pagamos um bom dinheiro para consumir entretenimento que assusta? Os que os especialistas explicam a seguir.

Ficar com medo pode dar adrenalina 

Mesmo que os filmes de terror sejam falsos, assisti-los pode desencadear uma reação de luta ou fuga muito real, segundo especialistas. “O cérebro nem sempre distingue entre fantasia e realidade de forma completamente eficaz”, disse Krista Jordan, PhD, psicóloga clínica do Texas. “Por exemplo, peça a alguém para descrever como morder um limão, e se a pessoa descrevê-lo bem, suas glândulas salivares serão ativadas.”

De acordo com Jordan, o mesmo tipo de falha pode acontecer quando você assiste filmes de terror. Ela afirma: “O cérebro meio que esquece naquele momento que o que está vendo não é um perigo real. Ele então programa a resposta fisiológica que seria apropriada para a situação.”

Por sua vez, seu corpo entra no modo ‘luta ou fuga’, o que significa que está inundado com adrenalina e substâncias químicas cerebrais que induzem euforia, como endorfina e dopamina. Todas essas substâncias fluem pelo seu corpo e fazem você se sentir como se pudesse enfrentar o mundo (ou pelo menos Michael Myers).

Você está com medo, mas está em um lugar seguro

Pode ocorrer uma descarga de adrenalina ao assistir a um filme de terror. Mas, na verdade, não está em perigo real quando está assistindo, digamos, ‘Uma noite de Crime‘. Isso é outra grande parte do apelo do gênero. “Você está vendo coisas assustadoras em um ambiente controlado, e acho que isso é algo que todos ansiamos”, segundo Margot Levin, PhD , psicóloga clínica de Nova York.

“Isso remonta à primeira infância”, explica ela. “Pense em uma criança aprendendo a andar: uma das coisas que gosta de fazer é fugir dos pais, chegar a um certo ponto em que fica com um pouco de medo, e depois correr de volta. É sobre brincar com o perigo, mas com uma sensação de segurança. ”

Apesar da ausência de qualquer ameaça real, muitas pessoas têm uma sensação de realização quando terminam um filme de terror. “O seu sentimento é: ‘eu lidei com algo que estava fora da minha zona de conforto, e eu consegui superar isso’”, diz Jeffrey Gardere, psicólogo clínico de Nova York. “Isso lhe dá confiança.”

Isso te ajuda a se preparar para o pior

Os filmes de terror dão uma ideia de como as situações de risco de vida podem acontecer, fazendo com que se sinta mais capaz de enfrentar o perigo real. “Trata-se de tentar aprender a prever o mundo ao seu redor” , segundo Coltan Scrivner , pesquisador da Universidade de Chicago .

“O que as outras pessoas fazem, mesmo que sejam fictícias, quando estão nesse tipo de situação? O que outras pessoas fazem quando se encontram enfrentando algum tipo específico de ameaça ou desafio?”

Gardere diz que adora filmes zumbi e explica desta forma: “Há uma pequena parte de mim que acredita que, em algum momento, pode haver efeito colateral de algum medicamento que não vai reanimar os mortos, mas que pode afetar um lobo temporal frontal ou algo assim, e as pessoas podem se comportar de maneiras que podem ser muito perigosas ”, diz ele.

Assistindo programas como ‘The Walking Dead‘, Gardere pode prever o que poderia acontecer se seu pior pesadelo se tornasse realidade, e ele não está se referindo somente aos zumbis. “Como psicólogo, assisto a um programa como ‘The Walking Dead’ para ver como as pessoas se comportam em um apocalipse zumbi, como se tornam verdadeiros monstros”, diz ele. “Os zumbis nada mais são do que uma fachada.”

O terror te ensina a ser forte

Além de fornecer uma espécie de manual, os especialistas dizem que assistir a filmes de terror pode te ajudar a praticar estratégias de enfrentamento. “Acho que as pessoas que os assistem muito estão aprendendo a lidar com a incerteza, o suspense e a ansiedade”, diz Scrivner. Recentemente, ele foi coautor de um estudo que mostra que fãs de terror são mais resistentes e menos psicologicamente angustiados do que os que não são fãs do gênero diante da pandemia de Covid-19 de hoje. Isso provavelmente ocorreu por causa de suas habilidades de enfrentamento.

“Achamos que o que está acontecendo é que fãs de terror estão construindo um kit de ferramentas para lidar com a ansiedade ou o medo”, diz Scrivner. “Porque isso é exatamente o que você faz quando está assistindo a um filme de terror. Você regula suas emoções de tal forma que fica em um ponto ideal para sentir medo, mas também se divertir. ”

Ele permite que você explore seu próprio lado negro

“Todos nós temos partes desconhecidas de nós mesmos que parecem ser reveladas quando encaramos perigos”, disse Erin Hadley, PhD, uma psicóloga clínica da Filadélfia.

Uma razão pela qual podemos ser atraídos pelo terror, segundo a psicóloga, é que ele nos permite explorar essas partes proibidas de nós mesmos. “Com um filme como Carrie , por exemplo, muitas pessoas se identificam com ela sendo intimidada e atormentada na escola e em casa”, diz ela. “Mas você então torce para que ela mate seus colegas de classe? Eu acho que muitas pessoas podem torcer para esse final. ”

“Identificar-se com o perpetrador é uma interpretação classicamente freudiana do porquê gostamos do terror”, acrescenta Jordan. “É o mesmo motivo pelo qual Freud diria que gostamos de assistir boxe: não nos identificamos com a pessoa que está sendo agredida. Estamos nos identificando com a pessoa que está espancando seu adversário. Acho que muitas pessoas teriam dificuldade em admitir isso, mas, verdade seja dita, acho que provavelmente acontece em algum nível.”


Faz você pensar que é diferente da vítima e, portanto, tem mais probabilidade de sobreviver

Ao assistir vítimas em filmes de terror cometendo erros óbvios, como aquelas cenas em que os mocinhos entram de volta na casa, você é capaz de se convencer que, se confrontado com a mesma situação, você conseguiria sobreviver.

“Sempre há aquelas cenas em que a vítima consegue neutralizar o agressor e depois começa a se afastar bem devagar e virar as costas”, diz Jordan. É quando você se pega gritando para a tela ‘o assassino vai se levantar!’, e não apenas porque gritar durante um filme de terror aumenta a diversão.

“Acho que há uma parte de nós que está tentando dizer: ‘Isso nunca aconteceria comigo’”, explica Jordan. “’Aqui estão todas as maneiras pelas quais eu reagiria de forma diferente’”. Por exemplo, você se esconderia melhor, pensaria mais rápido e nunca, jamais tropeçaria enquanto corre na floresta.

“É como se você lesse um artigo no jornal sobre alguém sendo morto em um crime que aconteceu às 4h30 da manhã e dissesse a si mesmo: ‘Isso nunca aconteceria comigo porque eu nunca estaria fora às 4:30 da manhã ”, diz Levin. “É um pensamento mágico. Assim separamos do nosso medo de que coisas terríveis nos aconteçam. ”


Fonte: health.com