Este é o maior erro que os líderes cometem
Publicado originalmente em inc.com
Há décadas, estudos mostram que a maioria dos funcionários não está engajada em seu trabalho. Isso ocorre com aproximadamente 70% da força de trabalho só no Brasil, segundo a consultoria Gallup.
Também já ouvimos aquela história que “as pessoas deixam os gerentes, não as empresas”. No entanto, muitas organizações parecem não conseguir resolver suas próprias crises internas de liderança. Isso pode resultar em trabalhadores infelizes, desengajados e desmotivados.
A razão é que a maioria das pessoas em cargos de liderança não compreendeu claramente o que é necessário para influenciar e liderar outros seres humanos. O fato é que você não gerencia pessoas: você lidera as pessoas e gerencia o trabalho.
O maior erro que os líderes ainda cometem
A primeira lição de liderança que eles precisam aprender para preparar a si mesmos e aos outros para o sucesso é que os seres humanos não conseguem ter um bom desempenho trabalhando quando estão pressionados pelo medo.
Nas estruturas tradicionais de poder de cima para baixo, o medo é o principal motivador. Na economia social de hoje, impulsionada pelos funcionários, os melhores líderes tiram o medo da equação e criam segurança psicológica entre suas tribos.
Pesquisas sobre segurança psicológica mostram que, quando os líderes promovem uma cultura de segurança, isso leva a melhores resultados de desempenho. Quando a segurança psicológica está ausente, o medo está presente. E o medo é prejudicial e impede a empresa de atingir todo o potencial.
Os efeitos da segurança psicológica são enormes e imediatos. Ele libera as pessoas para colaborar, inovar e se envolver livremente.
No entanto, essas coisas não acontecem por acaso. Aumentar a segurança psicológica e diminuir o medo requer modelar os comportamentos que promovem a confiança entre as pessoas.
Se você deseja aumentar suas habilidades de liderança para atender às demandas dos trabalhadores, a confiança é um dos pilares em que sua liderança deve se apoiar. Aqui estão três maneiras de desenvolver um mindset de crescimento e criar mais confiança com seu pessoal:
Esteja disposto a ouvir o feedback.
Muitos líderes optam por não ouvir, crescer e desenvolver sua autoconsciência por medo do que ouvirão. É extremamente difícil ser exposto a ideias, opiniões e feedback construtivo de outras pessoas quando você vem trabalhando em um sistema de ego há tanto tempo.
Por outro lado, os líderes que ouvem ativamente várias perspectivas são os que são abertos, humildes e responsáveis; eles conseguem responder adequadamente às necessidades dos outros.
Coloque seus funcionários em primeiro lugar.
Falando em atender às necessidades dos outros, o papel de todo líder deve ser servir aos funcionários, priorizando aqueles que estão mais próximos da experiência do cliente.
Grandes líderes percebem que seu cliente número 1 são seus funcionários. Se eles cuidarem de seu pessoal, treiná-los e capacitá-los, essas pessoas se engajarão totalmente com o que fazem. Por sua vez, eles alcançarão e cuidarão de seu segundo cliente mais importante: as pessoas que compram seus produtos ou serviços.
Traga sua humanidade para o local de trabalho
A pandemia incentivou os líderes a abraçar a vulnerabilidade e mostrar um novo nível de humanidade perante sua força de trabalho. Muitos líderes agora abraçaram essa mudança para serem mais reais sobre o compartilhamento de lutas pessoais e de saúde mental e desafios organizacionais que podem afetar os trabalhadores.
No passado, era muito mais conveniente varrer as coisas para debaixo do tapete e não falar toda a verdade sobre assuntos de negócios. As coisas são diferentes agora. Os líderes enxergam a vantagem de ser transparente diante da adversidade. Eles estão largando suas máscaras para pedir ajuda, até mesmo de seus próprios funcionários, para lidar com suas próprias incertezas.
Deixe as emoções fluírem
Ao modelar mais humanidade e toda a gama de emoções que muitas vezes são compartimentadas, os líderes agora estão promovendo um ambiente seguro para as equipes seguirem o exemplo. E trabalharem juntos em direção a soluções criativas de forma mais eficaz e eficiente.
O que os trabalhadores estão procurando hoje em dia é um ser humano totalmente acessível como líder, do tipo que faz todas as três coisas listadas acima. Um aspecto positivo dessa pandemia é que ela criou um curso intensivo sobre como autenticidade, empatia e compaixão se tornaram princípios orientadores para liderar pessoas excepcionalmente bem. Isso também ajudou os líderes a reconhecer o impacto total que essas habilidades essenciais têm na criação de valor comercial e na entrega de resultados.
Fonte: inc.com
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