fbpx
Desenvolvendo Inteligência Emocional

Publicado originalmente em mindtools.com

Todos nós conhecemos pessoas, seja no trabalho ou em nossas vidas pessoais, que são bons ouvintes. Não importa em que tipo de situação estamos, eles sempre parecem saber o que dizer, e como dizer, para que não fiquemos ofendidos ou chateados. Eles são atenciosos  e, mesmo que não encontremos uma solução para o nosso problema, geralmente nos sentimos mais esperançosos e otimistas ao conversar com eles.

Também conhecemos pessoas que são mestres em regular suas emoções. Elas não ficam com raiva em situações estressantes. Ao invés disso,  têm a capacidade de olhar para um problema e encontrar uma solução com calma. São excelentes tomadoras de decisão e sabem quando confiar em sua intuição. Independentemente de seus pontos fortes, no entanto, estão dispostos a sempre refletir sobre seus comportamentos. Aceitam bem as críticas e sabem quando usá-las para melhorar seu desempenho.

Pessoas assim têm um alto grau de inteligência emocional. Elas se conhecem muito bem e também são capazes de sentir as necessidades emocionais dos outros.

 

Você gostaria de ser assim?

À medida que mais pessoas entendem que a inteligência emocional é tão importante para o sucesso profissional quanto a habilidade técnica, as organizações estão cada vez mais usando-a ao contratar e promover.

Por exemplo, uma grande empresa de cosméticos revisou recentemente seu processo de contratação de vendedores para escolher candidatos com base em sua inteligência emocional. O resultado? As pessoas contratadas com o novo sistema venderam, em média, US$91.000 a mais do que os vendedores selecionados no sistema antigo. Também houve uma rotatividade de pessoal significativamente menor entre o grupo escolhido por sua inteligência emocional.

Então, o que é inteligência emocional e o que você pode fazer para melhorar a sua?

Todos nós temos personalidades diferentes, desejos e necessidades diferentes e maneiras diferentes de mostrar nossas emoções. Lidar com tudo isso exige tato e inteligência, especialmente se esperamos ter sucesso na vida. É aqui que a inteligência emocional se torna importante.

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer suas emoções, entender o que elas estão dizendo e perceber como elas afetam as pessoas ao seu redor. Também fala sobre a sua percepção dos outros: quando você entende como eles se sentem, é possível gerenciar os relacionamentos de forma mais eficaz

Pessoas com  inteligência emocional desenvolvida geralmente são bem-sucedidas na maioria das coisas que fazem. Porque? Porque são aqueles que os outros querem em sua equipe. Quando pessoas com alta inteligência emocional enviam um e-mail, ele é respondido. Quando precisam de ajuda, eles conseguem. Como fazem os outros se sentirem bem, eles vivem sua vida com muito mais facilidade do que as pessoas que se irritam ou se aborrecem facilmente.

Características da Inteligência Emocional

Em seu livro “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, Daniel Goleman, jornalista, psicólogo, escritor e considerado o pai da Inteligência Emocional, desenvolveu uma estrutura de cinco elementos que definem a inteligência emocional:

  • Autoconsciência
    Pessoas com alta inteligência emocional geralmente são muito autoconscientes. Elas entendem suas emoções e, por isso, não permitem que seus sentimentos os governem. Elas são confiantes, porque confiam em sua intuição e não permitem que suas emoções saiam do controle.

Eles também estão dispostos a dar uma olhada em si mesmos. Eles conhecem seus pontos fortes e fracos e trabalham nessas áreas para que possam ter um desempenho melhor. Muitas pessoas acreditam que essa autoconsciência é a parte mais importante da inteligência emocional.

  • Autorregulação
    Esta é a capacidade de regular as emoções e impulsos. Pessoas que se autorregulam normalmente não se permitem ficar com muita raiva ou ciúme e não tomam decisões impulsivas e descuidadas. Eles pensam antes de agir. As características da autorregulação são consideração, conforto com a mudança, integridade e a capacidade de dizer não.
  • Motivação
    Pessoas com alto grau de inteligência emocional são motivadas. Elas estão dispostas a adiar resultados imediatos para o sucesso de longo prazo. São altamente produtivas, adoram desafios e são muito eficazes em tudo o que fazem.
  • Empatia
    Este é talvez o segundo elemento mais importante da inteligência emocional. Empatia é a capacidade de se identificar e compreender os desejos, necessidades e pontos de vista das pessoas ao seu redor. Pessoas com empatia são boas em reconhecer os sentimentos dos outros, mesmo quando esses sentimentos podem não ser óbvios. Como resultado, as pessoas empáticas geralmente são excelentes na gestão de relacionamentos , ouvindo e relacionando-se com os outros. Elas evitam estereótipos e julgamentos precipitados e vivem suas vidas de uma maneira muito aberta e honesta.
  • Habilidades sociais
    Geralmente é fácil conversar e gostar de pessoas com boas habilidades sociais, outro sinal de alta inteligência emocional. Aqueles com fortes habilidades sociais trabalham bem em equipe. Ao invés de focar primeiro em seu próprio sucesso, elas ajudam os outros a se desenvolver e brilhar. Podem gerenciar disputas, são excelentes comunicadores e são mestres na construção e manutenção de relacionamentos.

Como você provavelmente já descobriu, a inteligência emocional pode ser a chave para o sucesso em sua vida, e especialmente para sua carreira. A capacidade de gerenciar pessoas e relacionamentos é muito importante em todos os líderes. Portanto, desenvolver e usar sua inteligência emocional pode ser uma boa maneira de mostrar aos outros o líder que existe dentro de você.

Como melhorar sua inteligência emocional

A boa notícia é que a inteligência emocional pode ser aprendida e desenvolvida. Além de desenvolver suas habilidades nas cinco áreas acima, use estas estratégias:

  1. Observe como você reage às pessoas. Você se apressa em julgar antes de saber todos os fatos? Você os estereotipou? Observe honestamente como você pensa e interage com outras pessoas. Tente se colocar no lugar deles e ser mais aberto e receptivo às suas perspectivas e necessidades.
  2. Observe o seu ambiente de trabalho. Você busca atenção por suas realizações? A humildade pode ser uma qualidade maravilhosa e não significa que você seja tímido ou não tenha autoconfiança. Quando você pratica a humildade, você diz que sabe o que fez e pode ter uma confiança silenciosa sobre isso. Dê aos outros uma chance de brilhar: coloque o foco neles e não se preocupe muito em receber elogios para si mesmo.
  3. Faça uma auto avaliação. Quais são seus pontos fracos? Você está disposto a aceitar que não é perfeito e que poderia trabalhar em algumas áreas para se tornar uma pessoa melhor? Tenha a coragem de olhar para si mesmo com honestidade. Isso pode mudar sua vida.
  4. Examine como você reage a situações estressantes. Você fica chateado toda vez que há um atraso ou algo não acontece da maneira que você deseja? Você culpa os outros ou fica com raiva deles, mesmo quando não é culpa deles? A capacidade de manter a calma e o controle em situações difíceis é altamente valorizada, tanto no mundo dos negócios quanto fora dele.
  5. Tomar responsabilidade por suas ações. Se você magoou alguém, peça desculpas diretamente. Não ignore o que você fez ou evite a pessoa. As pessoas geralmente estão mais dispostas a perdoar e esquecer se você fizer uma tentativa de consertar as coisas.
  6. Examine como suas ações afetarão outras pessoas antes de executá-las. Se sua decisão afetará outras pessoas, coloque-se no lugar delas. Como eles se sentirão se você fizer isso? Você gostaria dessa experiência? Se você precisa agir, como pode ajudar outras pessoas a lidar com os efeitos?

 

Concluindo

Embora a inteligência “regular” seja importante para o sucesso na vida, a inteligência emocional é a chave para se relacionar bem com os outros e alcançar seus objetivos. Muitas pessoas acreditam que é pelo menos tão importante quanto a inteligência regular, e muitas empresas agora usam testes de inteligência emocional para contratar novos funcionários.

A inteligência emocional é uma consciência de suas ações e sentimentos, e como eles afetam as pessoas ao seu redor. Também significa que você valoriza os outros, ouve seus desejos e necessidades e é capaz de sentir empatia ou se identificar com eles em muitos níveis diferentes.


Fonte: mindtools.com


Para você que precisa aprofundar o entendimento sobre as emoções e a cognição humana a partir de uma perspectiva neurocientífica, o curso Imersão em Neurociência é imperdível!

Conheça mais sobre o curso clicando aqui!