Deixe de ser o seu pior inimigo
Publicado originalmente em forbes.com
Muitas pessoas estão atravessando um período de dificuldades por conta da pandemia. Isso pode fazer com que fiquem ansiosas a respeito do futuro e, como consequência, tenham pensamentos negativos e limitantes.
Como é possível mudar a mentalidade negativa e limitada para um estado emocional onde a mente está aberta a novas oportunidades e soluções?
Você pode usar alguns princípios de inteligência emocional para entender o ciclo do pensamento negativo e mudar sua perspectiva de mentalidade pessimista para otimista:
Esteja ciente de que nossas emoções têm um grande impacto em como nosso cérebro funciona.
Pare, respire e pense antes de agir. As emoções desempenham um papel importante na formação de nossos comportamentos, mais até do que nossos pensamentos. Pense em como você poderia reagir a uma mesma situação se estivesse com raiva, ou triste, ou feliz, ou com medo. Lembre-se: sempre que você atinge o seu ápice emocional, sua capacidade de pensar diminui e você não pode confiar nos seus instintos da mesma forma que faria quando as suas emoções estão menos intensas.
Conheça a amigdala.
A amígdala é responsável por gerar a resposta de luta ou fuga. Essa área do cérebro quer nos manter vivos e não sabe a diferença entre uma ameaça física real e uma ameaça psicológica imaginária. Um exemplo de crença originada na amígdala é a crença de que alguns problemas não têm solução. Se você cede a essa crença, você vai se sentir em um beco sem saída e não conseguirá se concentrar em encontrar maneiras de resolver seu problema.
A amígdala está tentando nos ajudar.
As sinalizações da amígdala querem apenas ser notadas. Quando as notamos e ouvimos o que elas têm a alertar, elas morrem. Quando as ignoramos, elas se transformam em um despertador barulhento que quer chamar nossa atenção. Para combater isso, você pode usar a frase “obrigado por me alertar, mas agora eu vou te superar.” Embora isso possa parecer bobo, é uma maneira profundamente eficaz de desbloquear outras emoções positivas que podem te ajudar a seguir em frente e se concentrar na resolução do seu problema.
Você pode ser mais esperto que a amígdala.
Quando usamos nossa memória para relembrar como conseguimos resolver problemas anteriormente e chegar a novas soluções, estamos acessando uma parte diferente de nosso cérebro que nos afasta da negatividade. Dessa forma, podemos dar a nós mesmos exemplos de nossos sucessos anteriores. Ao fazer isso, você vai negar, dissipar e descartar as crenças limitantes negativas. Podemos ter que relembrar várias histórias de sucesso do passado, mas se persistirmos, os pensamentos negativos diminuirão com o tempo.
Relaxe e acesse a sua criatividade
Quando nosso corpo e mente estão calmos e relaxados, nosso inconsciente se abre e geramos novas ideias. Novas ideias levam a novas soluções. Podemos ver opções que não conseguíamos ver antes quando estávamos nos afundando na negatividade, ansiedade e medo.
O otimismo é seu melhor amigo
Ser otimista é a nossa capacidade de ver um futuro promissor, mesmo quando a situação atual não parece muito propícia. O otimismo está relacionado à curiosidade e à criatividade. Se estivermos passando por uma fase de tristeza e desgraça e nos esforçamos para lembrar de uma época em que conseguimos resolver um problema desafiador, nosso humor muda. Dessa forma, podemos gerar entusiasmo. Essas emoções nos motivam a tentar novas maneiras de ver a situação. De repente, nos comportamos de forma diferente e encontramos uma nova solução.
Vislumbre o sucesso para seguir em frente
Quando tentamos antecipar como nos sentiremos depois de descobrir uma solução, e visualizamos isso acontecendo como um filme em nossa mente, liberamos recursos mentais internos que nos levarão a atingir o resultado desejado.
Utilizar esse conhecimento pode te ajudar a chegar a algumas possíveis soluções e eliminar a negatividade. Você pode ter o mesmo resultado desenvolvendo emoções positivas para atingir o equilíbrio. Esperamos que você cultive sua própria onda de otimismo quando enfrentar quaisquer problemas que possa ter.
Pode ser necessário algum esforço para treinar continuamente o seu cérebro e mudar em direção a uma atitude positiva. Entretanto, com a repetição, você vai chegar lá. Isso pode te ajudar a aumentar a produtividade, lucratividade e a realização pessoal.
Fonte: forbes.com
Para você que precisa aprofundar o entendimento sobre as emoções e a cognição humana a partir de uma perspectiva neurocientífica, o curso Imersão em Neurociência é imperdível!