Comunicação no trabalho e Eneagrama
Publicado originalmente em truity.com
Quando utilizado no ambiente corporativo, o Eneagrama é uma ferramenta para cultivar a inteligência emocional. Mas o que é isso?
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é o domínio de cinco habilidades distintas: autoconsciência, autorregulação, motivação interna, empatia e habilidades pessoais. Além de te ajudar a ser uma pessoa melhor, a inteligência emocional é boa para sua carreira.
Seu estilo de comunicação faz parte de sua inteligência emocional e reconhecer a maneira como você fala com os outros faz parte de um trabalho em equipe eficaz. Abaixo, descrevemos o estilo de comunicação de cada tipo de Eneagrama e como você pode se comunicar de forma ainda mais eficaz:
Tipo 1: Perfeccionista:
Com um foco voltado para deixar tudo certo, você tem uma maneira precisa, direta e exigente de falar. Sua mente está cheia de tarefas, então você tende a compartilhar pensamentos relacionados a tarefas. Você tem um estilo de falar pragmático e prático e pode ser que utilize bastante as expressões: “deveria, bom, certo, errado, inaceitável”.
Pontos de atenção:
Sem querer, pode parecer que você está criticando e talvez um pouco impaciente. Pra você, é importante acertar e pode ser difícil abrir mão da sua perspectiva. Pode reagir defensivamente quando alguém te critica.
Como melhorar sua comunicação como Tipo 1:
Tente conduzir a conversa sob um viés positivo e encerre a conversa com elogio ou algo bom. Porque se você só percebe o que está errado ou precisa ser melhorado, talvez possa parecer que sua visão é pessimista. Pratique a escuta ativa e pergunte sobre ideias ou implementações que são diferentes do seu ponto de vista. Você cresce quando percebe que existem várias maneiras de fazer as coisas e constrói confiança quando tenta genuinamente entender os outros.
Tipo 2: Doador
Como o seu foco está nas necessidades de outras pessoas, você tem uma maneira de falar calorosa, informal e envolvente que inclui muitas perguntas e elogios aos outros. Você gosta de fazer contato visual direto e é importante criar uma conexão pessoal com os outros. Sua empatia é inspiradora e você torna o escritório um lugar mais humano.
Pontos de atenção:
Talvez você foque excessivamente nos aspectos de relacionamento da comunicação e pode não enfatizar o trabalho real que precisa ser feito. Resista à tentação de se envolver nos dramas pessoais das pessoas. E embora muitas vezes não perceba, você quer que outras pessoas gostem de você e isso pode levar a uma comunicação indireta ou confusa.
Como melhorar sua comunicação como Tipo 2:
Não há problema em construir uma conexão pessoal, mas não perca sua objetividade. Mantenha o foco nos tópicos de trabalho. Pratique o desengajamento para aproveitar ao máximo seu tempo de trabalho e tente não agradar as pessoas o tempo todo, pois isso pode levar a mensagens confusas.
Tipo 3: Realizador
Com seu foco voltado para metas e realizações, você tem um estilo de comunicação claro, eficiente, rápido e direto. Você gosta de mergulhar direto no planejamento e falar o que precisa ser dito, objetivamente. Você transparece polidez, profissionalismo e motivação. Seu estilo empreendedor mantém o ritmo acelerado e você gosta de se concentrar em suas vitórias.
Pontos de atenção:
Você pode ficar impaciente com conversas longas e pode ser tão ágil em sua comunicação que pode parecer que está falando com desdém sem querer. Você também é extremamente sensível a questões de reputação e pode reagir intensamente se alguém te criticar.
Como melhorar sua comunicação como um Tipo 3:
Desacelere! Utilize alguns minutos no início de uma conversa para se conectar em um nível humano, e a reunião será mais proveitosa. Tente gerenciar sua impaciência com os outros usando ferramentas práticas, como uma pausa para respiração, se perceber que está perdendo a paciência.
Tipo 4: Individualista:
Com seu foco direcionado ao que está faltando e prezando sua autenticidade, você não tem problemas em discutir sentimentos e trazer à tona questões espinhosas que outros podem tentar evitar. Você pode ter um estilo de fala poético e usar a autorreflexão (incluindo palavras como eu, na minha visão, etc) em sua comunicação.
Pontos de atenção:
Você pode falar muito sobre si e pode parecer um pouco mais emocional do que as outras pessoas. Como você é sensível à rejeição, talvez possa levar as coisas para o lado pessoal, mesmo que não sejam direcionadas a você.
Como melhorar sua comunicação como um Tipo 4:
Apoie-se na lógica e na informação para equilibrar seu alinhamento natural com suas emoções. Tente se envolver no que você talvez você perceba como conversas chatas e ouça com atenção. Ao falar, tente não usar a palavra “eu”.
Tipo 5: Investigador:
Com seu foco voltado para a escassez e preocupações sobre se sobrecarregar por demandas externas, não é surpresa que seu estilo de comunicação se resuma ao que é essencial e com pouco compartilhamento de informações pessoais ou supérfluas. Você diz exatamente o que precisa ser dito e responde exatamente o que foi perguntado. Você pode parecer ser uma pessoa reservada e até um pouco fria porque tende a se ater aos dados e aos fatos.
Pontos de atenção:
Você pode parecer um pouco distante, e sua natureza reservada às vezes é confundida com indiferença ou arrogância. Como você prefere a lógica aos sentimentos, pode ser difícil se conectar.
Como melhorar sua comunicação como um Tipo 5:
Se você estiver se comunicando verbalmente ou por escrito, tente adicionar um pouco mais à sua comunicação. Inclua sentimentos, bem como dados e informações. Tente se desapegar menos e se envolver mais.
Tipo 6: Cético
Focado no que pode dar errado ou ser uma ameaça, seu estilo de comunicação se concentra em cenários hipotéticos, preocupações e precauções. Você tem cautela, e traz comentários analíticos para construir seus argumentos. Você gosta de construir consenso e pode se tornar hesitante, especialmente se sentir que suas preocupações não estão sendo levadas a sério o suficiente.
Pontos de atenção:
Seu foco no negativo pode parecer excessivamente pessimista e você pode perder apoio por não reconhecer resultados possíveis mais moderados. Seus pensamentos ansiosos podem levar a uma comunicação excessiva de problemas e preocupações.
Como melhorar sua comunicação como Tipo 6:
Tente reduzir o número de palavras que induzem medo, ansiedade e preocupação ao se comunicar. Ao traçar um cenário negativo, apresente também o cenário positivo. Gerencie sua ansiedade, usando ferramentas como meditação, para que você mantenha a capacidade de tomar decisões claras e racionais.
Tipo 7: Entusiasta
Com o seu foco centrado na positividade, seu estilo de comunicação é otimista, informal, envolvente e estimulante. Você fala rápido, com um estilo animado e se envolve na narrativa para se conectar com seu público. Você tende a interromper os outros como forma de oferecer suporte com um estilo de comunicação “em camadas”.
Pontos de atenção:
Você nem sempre ouve ativamente e pode se distrair facilmente, perdendo fatos ou detalhes importantes. Você pode ser autorreferente e nem sempre entende como seu estilo de comunicação em camadas pode ser interpretado como rude ou dominador.
Como melhorar sua comunicação como um Tipo 7:
Pratique a escuta ativa e resista à vontade de interromper. Concentre-se nos outros. Tente equilibrar sua perspectiva positiva com possibilidades moderadas e até negativas.
Tipo 8: Líder:
Com foco voltado o poder e a dinâmica do poder, seu estilo de comunicação é direto, ousado, expansivo e autoritário. Você fala de maneira concisa e vai direto ao ponto, e sua comunicação direta pode intimidar os outros, mesmo que essa não seja sua intenção. Você não foge do conflito, e chegar ao fundo de uma questão é importante para você.
Pontos de atenção:
Sua intensidade e fácil acesso à raiva podem levar a um estilo de comunicação que é visto como combativo e intimidador. Você pode ser tão breve e direto ao ponto de alienar os outros.
Como melhorar sua comunicação como um Tipo 8:
Seja mais pessoal e menos formal com os outros. Inicie as comunicações com uma saudação amigável. Ouça mais e controle seu desejo de liderar todas as conversas e reuniões.
Tipo 9: Pacificador:
Com um foco direcionado pra manter a harmonia e se distanciar do conflito, seu estilo de comunicação é descontraído, relaxado, inclusivo e acolhedor. Você se esforça para fazer com que todos se sintam à vontade e tenta manter a conversa justa e equilibrada. Você dá muitos detalhes e, em suas tentativas de incluir todas as perspectivas, pode deixar a conversa confusa.
Pontos de atenção:
Você pode ficar andando em círculos a ponto de parecer que está fugindo da conversa, e pode ser difícil saber onde você está em relação aos problemas. A indecisão pode ser um obstáculo à medida que você tenta entender o efeito cascata que as decisões a serem tomadas afetam muitas pessoas diferentes.
Como melhorar sua comunicação como um Tipo 9:
Tente ir direto ao ponto e tenha uma posição clara sobre os problemas. Se você discordar ou não quiser fazer algo, diga isso diretamente à pessoa relevante. Pratique o conflito saudável como forma de alcançar a verdadeira harmonia.
Resumindo
Como você pode ver, os estilos de comunicação diferem muito com base no que é importante pra você. O que pode tornar uma pessoa impaciente é imperativo para um bom relacionamento de trabalho com outra pessoa. É importante lembrar que não existe um tipo ou estilo de comunicação “melhor” ou “pior” no Eneagrama. A diversidade é fundamental e contribui para as melhores equipes.
Fonte: truity.com
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