Marketing, comportamento do consumidor e vendas
Grupo de estudos
Neurociência Aplicada ao Comportamento do consumidor, Marketing e Vendas
Coordenação: Prof.ª Dra. Carla Tieppo
Moderação: Paula Tempelaars
24 encontros com foco no funcionamento do cérebro do consumidor
SOBRE O GRUPO DE ESTUDOS
Cada vez mais vem crescendo o interesse das pessoas pelo neuromarketing e a tendência é que este tema continue a crescer nos próximos anos. Entretanto, é muito importante saber diferenciar o neuromarketing de qualidade do “pseudo-neuromarketing”. Muitas empresas e profissionais se aproveitam desse trend atual da neurociência para vender produtos e serviços que passam longe do que seria a utilização efetiva dos conhecimentos e estudos neurocientíficos aplicados ao marketing.
Esse grupo de estudos é para pessoas que desejam e tenham o interesse em se aprofundar e discutir os conhecimentos atuais sobre neuromarketing e neurociência do consumidor no sentido de ir a fundo no entendimento de como o cérebro funciona e como tomamos decisões como consumidores, mas também como podemos captar e fornecer insights que podem efetivamente ser usados de maneira comercial.
CRONOGRAMA
12 meses de
atividades
24 encontros
quinzenais
Quartas-feiras,
das 19h30 às 21h30
100%
online
TEMAS
• Existe um botão de compra no nosso cérebro?
• Como tomamos decisões e porque isso importa?
• O modelo básico de escolha do consumidor
• As ferramentas do neuromarketing: avaliando a atividade do cérebro e as respostas fisiológicas em situações da vida real.
• As maneiras “indiretas” de medir as preferências e motivações inconscientes dos consumidores
• Marketing, arte, linguagem e criatividade
• Neurociência aplicada à inovação
• Inteligência artificial e machine learning como ferramentas a serviço do neuromarketing
• O poder preditivo do neuromarketing
• O preço como estímulo sensorial e a capacidade de influenciar a escolha em uma proposta comercial
Coordenação
Profa. Dra. Carla Tieppo
Neurocientista, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil. Possui título de doutora em Ciências pela USP. Há 24 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde ministra aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. Foi também professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP. Palestrante e consultora, aplica os conhecimentos da Neurociência com o objetivo de favorecer o desenvolvimento humano a partir da interface tangível do conhecimento do cérebro humano e suas potencialidades. Já prestou consultoria e palestrou em empresas como Petrobrás, Honda, Braskem, Suzano, Itaú Unibanco, Bradesco, Ambev, Votorantim, Kroton, Medtronic, Novartis, Rhodia, Correios, INPE, Hays, Governo do Estado de São Paulo, Dow Química, Escola Morumbi, Faber Castell, AstraZeneca, Roche, Medtronic, Uniquímica, Método Supera, Mattos Filho, Rede, Grupo Boticário, SICREDI, AlmapBBDO, DM9, Termomecânica, ABRH-SP, ABRH-RJ, APRH-Sorocaba, TRE-MG, TRE- TO, ABRH-RS, entre outras.
Moderação
Paula Tempelaars
Paula Tempelaars é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília, possui extensa experiência na elaboração de projetos complexos principalmente na área de educação, saúde e projetos para o varejo. Atuou como arquiteta e Project manager em empresas no Brasil e outros países como Espanha, Inglaterra e Holanda. Atualmente é Head do Laboratório da Neurons Inc Brazil em Londrina, uma empresa de origem dinamarquesa que utiliza tecnologia de ponta e ferramentas da neurociência para executar estudos de neurociência aplicada que incluem neuromarketing, testes de novos produtos e conceitos, jornada do cliente, análise de respostas emocionais e cognitivas durante a concepção criativa para inovação, estudos de protótipos, estudos focados no desenvolvimento humano para líderes e grupos, entre outros. Desenvolve pesquisas e estudos na área de neurociência aplicada ao marketing e publicidade, inovação, arquitetura e design. Também é Head de inovação de uma empresa de inovação para o varejo. É palestrante em eventos de inovação e neurociência e consultora nas áreas de gerenciamento de projetos, neurociência aplicada, inovação e neuromarketing. Possui MBA em gerenciamento de projetos pela FGV e é pós graduanda em Neurociência e Comportamento.
Convidado
Fernando Kimura
Atou no marketing para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil e marketing da Oracle para a América Latina. Formado em administração de empresas pela Anhembi Morumbi, Especialização em marketing digital pela ESPM, Neuromarketing pela Universidade de Buenos Aires e Excelência em atendimento ao cliente pelo Disney Institute (Orlando – Flórida). Palestrante, consultor e professor aborda temas como marketing, arte, linguagem, criatividade e comportamento.
Convidado
Felipe Zorzi
Profissional graduado em Comunicação Social pela FAAP, com pós-graduação em Marketing pelo Insper e Economia Comportamental pela FIA. Com mais de 15 anos de experiência profissional, Felipe atuou na gestão de campanhas globais e regionais de comunicação nos grupos WPP e BBDO, passando por área comercial em veículo de comunicação, até que em 2013 resolveu empreender e abrir a sua agência, a GDM. Nela, é responsável pela área de Novos Negócios, cuja metodologia de vendas é baseada essencialmente em ciência, e também pela gestão geral de projetos da agência
PERFIL DO CANDIDATO
Escolaridade mínima:
Curso superior completo (desejável pós-graduação lato sensu ou stricto sensu)
Idioma:
Português e inglês (leitura).
Disponibilidade:
Os candidatos a participante do Grupo de Estudos devem ter disponibilidade para realizar os estudos prévios com a leitura da bibliografia recomendada e para participar dos encontros ao vivo.
PROCESSO DE SELEÇÃO
Envie seu CV para o e-mail contato@institutoconectomus.com.br, informando no subject: Inscrição Grupo de Estudos Neuromarketing.
Agendaremos uma conversa com a moderadora do grupo, a Profa. Paula Tempelaars para alinhamento das expectativas e orientações sobre o funcionamento do grupo de estudos.
O valor para o processo de seleção é R$ 30,00 que será abatido da primeira prestação caso a pessoa seja selecionada.